Textos

O RIM E A ENERGIA ANCESTRAL

O RIM E A ENERGIA ANCESTRAL

RIM – CELEIRO DAS ENERGIAS ANCESTRAIS Conforme a Medicina Tradicional Chinesa☯

“O rim é o guardião do Jing, a energia ancestral, e por ter essa função, é considerado a “raiz da vida.”Jing é a sutil energia ancestral ou pré-celestial que os filhos recebem dos pais no momento da concepção. É ela quem determina a constituição de uma pessoa, como a sua força e sua vitalidade.

É um tesouro que deverá ser cuidado e bem guardado para ser consumido ao longo da vida. Quando uma pessoa tem uma vida desregrada (uso comida de bebidas alcoólicas e drogas, trabalho físico e mental excessivos), essa energia será consumida mais rapidamente, resultando em pouca saúde, com o surgimento de possíveis desarmonias físicas e emocionais, além do envelhecimento prematuro: calvície, embranquecimento precoce dos cabelos e pele desvitalizada.

A energia ancestral pode ser comparada a uma vela, que será acesa no momento da concepção e que se apagará no momento da morte.
O rim além de abrigar o grande tesouro da ancestralidade, também tem a função orgânica de purificar o sangue e regular todos os líquidos corporais, além de produzir a medula e nutrir o cérebro e ossos.
O MEDO, INSEGURANÇA E INDECISÃO (…)

A emoção que domina e é dominada pelo rim é o medo, que pode vir acompanhada de insegurança, indecisão, desapontamento e choque.
A Medicina Tradicional Chinesa diz que o medo faz o Qi – energia – descender. Nas crianças o medo pode se manifestar através da enurese noturna.

As pessoas inseguras e indecisas podem apresentar algumas desarmonias típicas da deficiência energética do rim, como a ciatalgia, lombalgia, joelhos frios e fraqueza nas pernas, dificultando o movimentar na vida.

O medo pode causar a inércia, levando à paralisação e a perda da capacidade de tomar decisões.

O rim pertence ao elemento água, que é representado pela ideia do movimento que busca o caminho mais fácil e que contorna os obstáculos, para chegar ao seu destino.

Quando o medo torna-se crônico, poderá haver uma grande acomodação na vida, sem lutas e pouca FORÇA DE VONTADE E DETERMINAÇÃO.
O rim abriga a “força de vontade”: quando o rim está forte, a força de vontade também o será, pois a mente colocará o seu objetivo e o perseguirá.

Mas, se o rim estiver debilitado, a força de vontade será afetada e a mente perderá a coragem para alcançar o seu propósito. A falta de força de vontade são aspectos da depressão mental.

RIM PEDE DESCANSO E REPOUSO

A maior concentração energética no meridiano do rim é das 17 às 19 horas. É o horário que o organismo começa a mostrar o cansaço.
Por ser o guardião da energia, o rim vai demonstrar, através do cansaço, quando é que a energia está se declinando e pedindo descanso.
A estação que influencia o bom desempenho deste órgão é o inverno, quando prevalece a força da energia yin.

O inverno convida ao descanso, repouso e à quietude, pois, durante esta estação, a natureza aproveita para recolher-se debaixo da terra, esperando a primavera para brotar e crescer.

Cuide-se!

One thought on “O RIM E A ENERGIA ANCESTRAL

  • O RIM E A ENERGIA ANCESTRAL

    RIM – CELEIRO DAS ENERGIAS ANCESTRAIS Conforme a Medicina Tradicional Chinesa☯

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *