AUTODEPRECIAÇÃO
AUTODEPRECIAÇÃO
A autodepreciação e a raiva de si mesmo são como venenos da mente.
Algumas pessoas têm essas tendências mentais que lhes oprimem. Elas não gostam de si, se criticam e menosprezam o que fazem, acham que sempre estão realizando menos que as outras pessoas.
Essas tendências mentais são devastadoras e minam a alegria e o entusiasmo. E, devido a essa atitude interna, elas passam a só ver os defeitos e falhas dos outros. Criticam e reclamam de tudo e de todos o tempo todo.
O efeito disso sobre a mente delas é como uma doença. A raiva penetra nelas como um veneno corrosivo que afeta tudo o que elas pensam e fazem. Tornam-se desagradáveis e infelizes.
Muitas vezes, essa autodepreciação começa na infância, quando a criança é muito reprimida e os pais criticam sem elogiar; quando os pais ou professores exigem muito dela ou a comparam com outras crianças.
Daí a importância do elogio sincero, de valorizar as boas notas, em vez de apenas criticar as notas baixas, de elogiar até mesmo as coisas simples que os filhos fazem e não somente reprimir os erros
A raiva de si mesmo se alimenta de pensamentos e sentimentos de desilusão, sempre se comparando com os outros ou criando metas pessoais que não podem ser atingidas.
Entenda que isso é diferente de estender os próprios limites e alcançar uma meta difícil, porém possível. É necessário usar o discernimento para conhecer os próprios pontos fracos, os talentos e habilidades.
Quem não se aceita, quem não gosta de si mesmo, vive no egocentrismo e esse sentimento de não aceitação o submerge cada vez mais no derrotismo.
Quem se valoriza sai do espaço de carência e é capaz de se amar, de se elogiar, de apreciar o belo, de ver as qualidades das outras pessoas.
🦋Você sabe qual a sua MISSÃO DE VIDA?
Se você busca esse tipo de resposta, te convido a realizar o teste numerológico GRATUITO para DESCOBRIR A SUA MISSÃO DE VIDA.