Textos

POR QUE SENTIMOS CIÚMES?

POR QUE SENTIMOS CIÚMES?

Geralmente o ciúme surge quando nos sentimos ameaçados. Receamos perder o afeto que a outra pessoa nos oferece e como defesa, o MEDO DE PERDER aciona o ciúme. Uma pessoa que sofreu a ferida emocional do abandono e da rejeição tende a se sentir insegura.

Essa insegurança inflama o sentimento de inferioridade causado por essas experiências negativas que abalaram a sua autoestima no passado. Uma pessoa insegura sente ameaça ao menor risco aparente e por isso acaba sabotando seus relacionamentos com inseguranças e ciúmes.

Nestes casos, onde a desconfiança surge sem que haja motivação baseada no mundo real, sendo apenas um reflexo de feridas emocionais ainda não cicatrizadas, faz com que episódios sociais inocentes como sair com os amigos – tenha o peso de um crime.

A pessoa insegura se desequilibra com suas próprias idéias, fazendo com que as paranóias da cabeça pareçam reais a ponto de não conseguir distinguir o que é real do que é imaginário. Isso acaba gerando conflitos que afastam casal.

O ciúme é um sentimento natural. Contudo, há o ciúme aceitável, o ciume exagerado e o ciúme patológico.Você sabe qual tipo de ciúme você sente? Refletir sobre a origem dessa emoção é um passo para encontrar os reais motivos que te levam a se sentir inseguro.

Converse com o seu ciúme. Você sente medo da rejeição ou traição? Tem medo de perder pois acredita que há pessoas mais interessantes do que você? Fica triste/raiva quando o outro se diverte sem você? O futuro sempre é temeroso pra você? Como está sua autoestima? Como está a sua relação consigo mesmo?

É importante entender e acolher suas emoções antes de projetar sua necessidade de controle no outro para se sentir segura. Nunca é sobre o outro, só que por estar machucada, você acredita que é.

Procure ajuda profissional. Se leu até aqui comente um coração

One thought on “POR QUE SENTIMOS CIÚMES?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *