Textos

VOCÊ SABE OUVIR?

VOCÊ SABE OUVIR?

VOCÊ SABE OUVIR?

Existem 3 tipos de escuta: A primeira refere-se a audição. A escuta dos sons sem qualquer significado, como a voz de uma pessoa ou o som de uma buzina,. O segundo tipo de escuta consiste em ouvir com os comentários tecidos pela mente na forma de julgamento. E por último tem o ouvir de verdade, sem comentários. Nesse nível, você ouve com seu coração.

Quando alguém está compartilhando uma experiência ou sofrimento, se você realmente ouvir, acolherá o que está sendo dito por dentro. Nesse momento você está completamente conectado ao mundo do outro. Isso é ouvir com seu coração. Para que a verdadeira escuta aconteça, é preciso ficar calado por dentro. A mente não deve interferir no processo. Para ouvir de verdade, a mente deve ficar completamente em silêncio.

A pessoa que desabafa com você precisa da sua escuta e não do seu sermão. Ás vezes só precisamos de alguém que nos ouça. Que não nos julgue, que não nos analise. Apenas nos ouça. Por isso, sempre que você estiver conversando com alguém, verifique se você está sentindo necessidade de defender seu ponto de vista ou mostrar o seu “jeito certo” de ver a vida. Verifique a vontade de tornar a sua opinião mais importante do que a opinião do outro. Se essa vontade de “estar certo” aparecer em você, saiba que é o EGO.

O que as pessoas mais desejam é alguém que as escute de maneira calma e tranquila. Em silêncio. Sem dar conselhos. Sem que digam: “Se eu fosse você…”. A gente ama não é a pessoa que fala bonito. É a pessoa que escuta bonito. A fala só é bonita quando ela nasce de uma longa e silenciosa escuta. É na escuta que o amor começa. E é na não-escuta que ele termina. Não aprendi isso nos livros. Aprendi prestando atenção.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *